fbpx

Quanthun ICF

Logo

Perguntas Frequentes

Aqui tentamos esclarecer suas dúvidas sobre o sistema ICF

O Sistema ICF proporciona procedimentos técnicos que:

  • Gera produtividade e reduz o tempo na construção (até 50% mais rápido para concluir a obra) e otimiza os custos;
  • Requer número menor de trabalhadores para construir;
  • Reduz desperdícios, quebras, excessos e perdas no canteiro de obra;
  • Evita retrabalhos;
  • Proporciona conforto térmico e acústico;
  • Elimina infiltrações, umidade e mofo;
  • Diminui índice de patologias nas edificações;
  • Aumenta vida útil do imóvel.

Depende muito do projeto e principalmente da qualidade do solo, quanto melhor for o solo, maior é a economia de aço.

O Sistema ICF se encaixa como qualquer junção da construção tradicional, fazendo a união das paredes sem qualquer dificuldade.

Quanto as modificações, assim como na construção convencional, se não forem paredes estruturais da obra qualquer modificação será possível.

O ICF Cobogó na verdade é o ICF Alveolar, ou seja, a primeira geração de ICF, não existe norma especifica (NBR) e hoje em dia não se fabrica mais na Europa e América do Norte. O ICF de segunda geração é o que forma uma parede monolítica de concreto em seu interior e atende as normas NBR 16055 e NBR 15575. A ultima geração de ICF é o ICF lite que atende as normas NBR 6118, NBR 16475 e NBR 15575 e é o único sistema em EPS (isopor) que a CAIXA financia.

As formas ICF são fabricadas com EPS classe F, antichama e que se decompõe a partir de 80ºC, portanto não pegam fogo.

Sim, pode ser aplicado qualquer tipo de revestimento convencional diretamente no EPS (isopor), cerâmicas poderão ser aplicadas diretamente sobre o EPS (isopor) apenas com argamassa AC3. Recomendamos utilizar revestimentos e impermeabilizantes desenvolvidos especialmente para EPS (Isopor), são mais práticos, reduzem muitos processos e por isso, são mais econômicos.

Como a forma é revestida com argamassa, é possível pendurar quadros e peças leves nas paredes (até 10kg), por meio de buchas de fixação.

 Para armários de cozinha, mezanino, escadas, prateleiras e redes de descanso devemos chumbar diretamente no concreto que está presente na parte interna das formas.

Sim, porém o único sistema ICF financiável pela CAIXA é o ICF lite Quanthun.

As formas de ICF de primeira e segunda geração necessitam de mão de obra especializada e treinamento especifico, já o ICF lite foi pensado para utilizar mão de obra existente no mercado, como: pedreiros, pintores e ajudantes em geral como poucas horas de qualificação e orientação.

Sim, fazemos isso com presença física nas obras, a Quanthun dispõe de consultores técnicos para acompanhamento das construções em todo o Brasil.

Qualquer Engenheiro estrutural está apto a dimensionar uma obra em ICF e se necessário nós passamos as informações e orientações para auxilia-los.

Sim, oferecemos projetos estruturais e arquitetônicos e também indicamos parceiros em todo Brasil.

Precisamos do projeto arquitetônico para fazer uma estimativa de custo. Esse projeto deve estar em arquivo DWG ou em formato PDF. Sem projeto não temos como orçar.

O engenheiro estrutural que irá especificar o tipo e quantidade de concreto. O tempo de secagem é o mesmo das obras convencionais, especificado na ficha técnica de cada tipo de concreto.

A Qualidade das obras em ICF é superior se considerarmos os benefícios, pois o surgimento de patologias é próximo de zero se a execução for correta e o ganho de qualidade de vida para os moradores também é um fator importante, comparado as obras convencionais, já que o conforto térmico e acústico é melhor e o EPS (isopor) garante ausência de umidade e mofo.

Sim, a Quanthun desenvolveu todas as soluções para construção em ICF e atende a todas necessidades, desde Baldrames para fundação, Paredes, Lajes, Telhados e piscinas (quadradas e redondas) em EPS (isopor).

A infraestrutura elétrica e hidrossanitária pode ser instalada durante a fundação e montagem das paredes no sistema ICF lite, os demais sistemas apenas após a paredes verticalizadas. Uma das características do ICF é a facilidade de expansão das redes elétricas e hidráulicas, mesmo depois do termino da obra.

Os revestimentos podem ser aplicados diretamente no EPS (isopor) com argamassa AC3, sem necessidade de aplicação de reboco antes.

O contra piso deve ser feito de concreto, porem recomendamos a instalação de painel térmico (placas de isopor) antes do contra piso para isolar o piso do solo e assim evita umidade e friagem ascendente.

A definição do número de pavimentos dependerá dos cálculos do projeto estrutural, mas o ICF Express (monolítico) atenderá a necessidade de até 7 pavimentos e o ICF lite não tem limites já que segue o padrão de colunas e vigas.

A falta de informação sobre o sistema ICF no Brasil ainda causa resistência em alguns consumidores e executores de obras no primeiro contato, porem o sistema já é utilizado há 60 anos na Europa e 40 anos nos EUA e Canada. No aspecto técnico, é a falta de conhecimento do sistema pela mão de obra que está habituada com sistema convencional, mas pra sanar isso qualificamos as equipes para execução e utilização de nossas soluções.

Caso não tenha encontrado o que estava procurando, por favor entre em contato conosco.

Basta preencher o formulário com a sua dúvida.

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo